sábado, 27 de junho de 2009

Projeto Correspondência

“As palavras sabem muito mais longe.”
(Bartlomeu campos Queiroz)

















1. JUSTIFICATIVA:Tendo em vista a necessidade de se fazer a integração entre os alunos da escola e ainda com alunos de outras escolas, consideramos relevante aproveitar este assunto para explorar vários aspectos, tais como: a linguagem, a ortografia e a utilidade de uma carta para a nossa vida, além de revelar uma aprendizagem (e quem sabe um ensino) de produção de escrita deficiente, sem ou com pouca significação. Como vivemos em uma sociedade democrática, saber escrever uma carta constitui um grande instrumento, devendo, portanto, estar ao alcance de todo cidadão.
2. OBJETIVO GERAL:· Desenvolver o lado social dos alunos, utilizando a correspondência, como meio de expressar suas experiências, valorizando assim seus conhecimentos, e que os mesmos despertem para o ato de ler e escrever de forma significativa.Trabalhar com os alunos o valor da amizade, a troca da amizade, a troca de conhecimentos, divisão de espaço, conhecimento do desconhecido. – Vivenciar a função social da escrita conhecendo vários tipos e formas de comunicação (foto, carta, bilhete, cartões, painéis, convites, etc.).
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Þ Valorizar um dos recursos de comunicação;Þ Identificar a utilização deste meio de comunicação nos dias de hoje;Þ Desenvolver a criatividade;Þ Desenvolver a escrita e a ortografia;Þ Provocar a socialização entre as turmas.
4. PROCEDIMENTOS:Þ Sessão de cinema com o filme “O Carteiro e o Poeta”;Þ Momento musical: música “Mensagem”;Þ Confecção de cartas;Þ Atividades variadas que levem a compreensão do assunto;Þ Exposição de cartazes no “Festival de Aprendizagem” (a ser realizado em salade aula).
5. RECURSOS:Þ Televisão;Þ Vídeo;Þ Aparelho de Som;Þ Filmes;Þ Cartaz;Þ Dicionário;Þ Textos;Þ Imagens;Þ Cartas.
6. AVALIAÇÃO:A avaliação será realizada durante o desenvolvimento do projeto e do interesse mostrado pelos alunos.
7. DESENVOLVIMENTO
1. Trabalhar o gênero textual carta.
2. Propor o projeto para os alunos e compartilhar o produto final sendo uma confraternização entre as duas turmas.
3. Sorteio dos nomes. A escrita da primeira comunicação deverá ser uma descrição física com algum aspecto emocional junto (alegre, triste, carinhoso) e desenho do auto-retrato.
4. Trabalhar o livro Correspondência de Bartolomeu Campos de Queirós.
5. Confecção do cartaz contendo envelopes com os nomes das crianças, para que o colega possa deixar a correspondência (caixa de correio).
6. Dados de preenchimento de um envelope.
7. Escrita de lista das coisas que mais gosta de fazer (brincadeiras, comidas, desenhos)
8. Montagem de cartaz com fotos e legenda da turma.
9. Escrita de carta coletiva com aspectos relevantes da turminha: avaliação do projeto até o momento, o que as crianças já aprenderam com os novos amigos, o que mais gostaram até agora, como esperam que o projeto prossiga...
10. Escrita de carta (coletiva?) contando como é a aula, as brincadeiras, o que precisa melhorar, tudo com desenho e legenda.
11. As atividades que as crianças fazem na classe: troca de uma atividade e relatório das demais atividades realizadas em sala de aula.
12. Devolução da atividade com apreciação da mesma em texto coletivo e bilhete individual sugerindo alguma outra relativa que os alunos conheçam ou já tenham feito, gostaram e queiram compartilhar.
13. Aspectos da vida familiar do aluno: as pessoas que moram na mesma casa, grau de parentesco e desenho.
14. Troca de experiências: de que modo as crianças têm utilizado a escrita em suas vidas. Como recebem e passam as informações que precisam, como costumam ser a maior parte da comunicação com as pessoas que conhecem.
15. Troca de sugestões sobre filmes assistidos, passeios, leitura de livros, etc. Possibilidade de escrita de uma resenha.
16. Preparação para a confraternização (peça de teatro, sarau de poesias, canto coral, gincana, preparação de receitas, brincadeiras, etc).
17. Confecção e escrita dos convites para a confraternização.
18. Troca de endereço para quem quiser continuar se correspondendo (a autorização dos pais é necessária).

3 comentários:

  1. Irene,
    SENSACIONAL ESTE PROJETO. hÁ ALGUNS ANOS ATRÁS REALIZEI UM PROJETO COM ESTE COM A CIDADE DE BURITIZEIRO. OS ALUNOS DE LÁ CONHECERAM NOSSA CIDADE E NÓS A DELES. FOI MUITO BACANA. HOUVE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS.
    ESTOU COM SAUDADES.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    ALZENI

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Estava pesquisando endereços para cuminar um projeto semelhante aqui na minha escola,graças a Deus encontrei você.Seria possível o envio de endereço de3 escola ou de alunos para troca de correspondência?
    Sou Sandra,moro em Tabira-PE
    E-mail:sandrajmn@hotmail.com
    Caso possa nos ajudar,envie algo para o meu endereço eletrônico

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de projeto! Estou tentando fazer um na escola que trabalho. Será poderia corresponder com vocês? tiacacilda@ig.com.br

    ResponderExcluir